Coordenador : Flavia Elaine da Silva Martins
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 359288.2201.321896.24022023
Departamento/Setor: GGE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Em uma primeira etapa do projeto busca-se chegar aos estudantes, professores e comunidade escolar da escola publica parceira, ampliando para novas escolas a partir da consolidação da experiência da equipe. Em um segundo momento, busca-se atingir estudantes de graduação e pós-graduação do curso de geografia e pós graduação.
Local de atuação: Escola do Município de Niterói - CEAL
Objetivo
•Desenvolver habilidades de construção de roteiros geográficos em estudantes de graduação e pós graduação. •Desenvolver e aprofundar consultas bibliográficas e de acervos referentes à Niterói. •Desenvolver bancos de dados e material de apoio para utilização nos roteiros futuros. •Reforçar a pertinência e aplicabilidade dos conhecimentos produzidos na pesquisa acadêmica no campo da geografia urbana. •Ampliar os temas de pesquisa com base nos apontamentos dos estudantes da escola, com destaque para aspectos raciais, generificados e geracionais. •Trazer relevo e reconhecimento a territórios invisibilizados, potencializando o reconhecimento de sujeitos diversos na construção das memórias da cidade. •Aproximar temas referentes à urbanização, presentes no currículo escolar e livros didáticos, da realidade dos estudantes da escola. •Propiciar interação entre universidade e comunidade escolar. •Construir subsídios para a reflexão crítica sobre a cidade, propiciando o debate e a reivindicação do Direito à Cidade. •Ampliar o conhecimento sobre técnicas de Registro dos roteiros, por meio de oficinas de fotografia e desenho com os participantes dos roteiros. •Desenvolver a habilidade de registrar a experiência de realização dos Roteiros, por meio de desenhos, fotos e outras linguagens. •Construir forma digital de reunir imagens e acervo: blog ou Instagram. •Dar visibilidade à Universidade. Ampliar o conhecimento cidadão sobre a cidade em que vive, estuda ou trabalha.
Resumo
O projeto de extensão intitulado Roteiros Geográficos: construção de olhares para a cidade de Niterói busca articular conhecimentos interdisciplinares sobre a transformação geográfica da cidade com as questões cotidianas do uso e vivência dos estudantes no espaço urbano, elaborando percursos que ressaltem temáticas relevantes e presentes no município de Niterói. Processos econômicos, políticos, sociais e naturais deixam marcas ambientais que podem ser lidas e interpretadas por quem vive a (na) cidade. Com a consolidação de projetos urbanos, a partir das intencionalidades de agentes modeladores do espaço urbano, algumas marcas são reforçadas, outras invisibilizadas. Na Universidade, temáticas referentes à produção do espaço da cidade são abordadas pelos estudantes da graduação e pós-graduação em Geografia da UFF, resultando em produção científica com diversidade e amplo apoio bibliográfico e documental. A cidade, por sua vez, é tema presente nos currículos escolares, aparecendo em sucessivas etapas formativas. Por vezes, a cidade mencionada nos livros parece distante da realidade cotidiana e urbana dos estudantes, no contexto da sala de aula. A construção dos roteiros geográficos possibilita maior proximidade entre o saber produzido na universidade e a construção de práticas pedagógicas em sala de aula, ou melhor, fora de sala de aula, na rua, na cidade. Busca reforçar a produção de conhecimento sobre o entorno destas instituições, a Cidade de Niterói, reforçando a interseccionalidade no olhar e na experiência do percurso, construindo roteiros que dialoguem com questões raciais, de gênero e geracionais no Direito à Cidade.